Domingo, 08 de Dezembro de 2019

Artigos
Segunda-feira, 18 de Fevereiro de 2019, 17h:44

Romildo Gonçalves

O que é setor produtivo?

Assessoria

Entender o que é setor produtivo é o primeiro passo para o bom desenvolvimento da economia de um país, estado município ou região, vez que, se caracteriza pelas as atividades econômicas neles desenvolvidas. Didaticamente falando são definidos em três os setores: setor produtivo primário, setor produtivo secundário e setor produtivo terciário.

 

Por este viés a economia de um país pode ser alavancada de acordo com os produtos por ela produzidos, modos de produção e recursos utilizados. Estes setores econômicos podem mostrar o grau de desenvolvimento econômico natural de um país, estado ...

 

Como se sabe o setor primário está relacionado a produção através da exploração especialmente dos recursos da naturais. Pode-se citar como exemplos como atividades econômicas do setor primário: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal ... É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação.

 

Portanto, é de suma importância que, ao focar setor produtivo a mídia atente-se didaticamente para focar os três setores que compõem os setores produtivos, para que não paire dúvidas sobre as populações humanas menos esclarecidas

Este setor da economia é muito vulnerável, pois depende muito dos fenômenos da natureza como, por exemplo, do clima e da difusão das intempéries. A produção e exportação de matérias-primas não geram muita riqueza para os países com economias baseadas fundamentalmente neste setor econômico, pois estes produtos não possuem valor agregado como ocorre, por exemplo, com os produtos industrializados.

 

O setor secundário como se sabe é o da economia que transformação que transforma matérias-primas, produzidas pelo setor primário, em produtos industrializados como exemplos, roupas, máquinas, automóveis, alimentos industrializados, eletrônicos...

 

Como existem conhecimentos tecnológicos agregados aos produtos do setor secundário, o lucro obtido na comercialização normalmente é significativo. Países com bom grau de desenvolvimento possuem uma expressiva base econômica concentrada no setor secundário.

 

Já o setor terciário é na prático o setor econômico relacionado aos serviços. Os serviços são produtos não materiais em que pessoas ou empresas prestam a terceiros para satisfazer determinadas necessidades.

 

Como por exemplo, atividades econômicas deste setor, pode-se citar: comércio, educação, saúde, telecomunicações, serviços de informática, seguros, transporte, serviços de limpeza, serviços de alimentação, turismo, serviços bancários, administrativos, transportes. 

 

Este setor é marcante nos países com alto grau de desenvolvimento econômico. Quanto mais rica é a nação, estado ou região, maior é a presença de atividades do setor terciário. Com o processo de globalização, iniciado no século XX, o setor terciário foi o setor da economia que mais se desenvolveu no mundo.

 

Portanto, é de suma importância que, ao focar setor produtivo a mídia atente-se didaticamente para focar os três setores que compõem os setores produtivos, para que não paire dúvidas sobre as populações humanas menos esclarecidas, e até mesmo aos produtores rurais que miram tão somente o setor primário como sendo este o setor dos setores produtivos, porém, não o é.

 

ROMILDO GONÇALVES é biólogo, professor e pesquisador em Ciências Naturais da UFMT e da Secretaria de Estado de Educação.

Comentários










COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.