Alunos da PUC-Rio conquistam duas medalhas de ouro e uma de bronze na Olimpíada Universitária Internacional de Matemática

Com 100% de aproveitamento, os alunos Igor Araújo, Luíze D’Urso e Rafael Miyazaki voltam campeões da IMC 2017

Imagem da Assessoria

Repetindo o sucesso de anos anteriores, alunos do Departamento de Matemática do Centro Técnico Científico (CTC/PUC-Rio) voltam mais uma vez com medalhas da International Mathematics Competition 2017 (IMC), a mais importante olimpíada mundial de matemática para universitários.  Desta vez, Igor Araújo e Rafael Miyazaki foram ouro e Luíze D’Urso conquistou bronze, na competição que aconteceu de 31 de julho a 06 de agosto, na cidade de Blagoevgrad, na Bulgária. Graças ao resultado, a PUC-Rio ficou em 1º lugar entre as cinco instituições brasileiras participantes da IMC e em 23º na classificação geral.

Para o bicampeão Rafael Miyasaki, de 22 anos, já são quatro medalhas nas quatro vezes em que competiu na IMC: dois ouros seguidos, em 2016 e 2017, e duas pratas, nas edições de 2014 e 2015. Igor Araújo conquistou agora seu primeiro ouro na IMC, aos 21, depois de duas medalhas de prata em 2015 e 2016. Já Luíze D’Urso, também de 21 anos, participou este ano pela primeira vez da olimpíada e já voltou com uma medalha de bronze no currículo.

Com uma longa trajetória de incentivo à participação de alunos nas olimpíadas de Matemática, e resultados significativos a cada competição, a PUC-Rio acumula, desde 2005, 22 medalhas na IMC, sendo 11 de ouro, sete de prata e quatro de bronze.

Os três alunos fizeram parte da comitiva de 21 brasileiros entre os cerca de 330 competidores da IMC 2017. Cada participante fez duas provas, cada uma com cinco questões de álgebra, análise, combinatória e geometria. A soma das pontuações de cada prova determinou os vencedores, que foram premiados pelas categorias Grand First PrizeFirst Prize/Medalha de Ouro, Second Prize/Medalha de Prata, Third Prize/Medalha de Bronze e Honorable Mention/Menção Honrosa.

Por Maria Estrella

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*