A importância da alimentação saudável durante a gravidez

 

O período gestacional é um dos momentos mais esperados pelas mulheres que tomam a decisão de ter um filho. Dentre as dúvidas frequentes que surgem nessa fase uma das que mais requer atenção é sobre alimentação.

A alimentação de modo geral deve ser saudável, porém, o período de gestação requer uma maior atenção por parte das futuras mamães. Durante esta fase ocorrem várias combinações fisiológicas que afetam todo o metabolismo de nutriente no corpo da mulher, e o peso do bebe ao nascer é totalmente influenciado pelo estado nutricional e a alimentação no decorrer da gravidez, ou seja, é uma fase que requer cuidado.

 

De acordo com a Nutricionista Kenya Molina, alguns alimentos são muito importantes e indispensáveis nessa fase. “Os alimentos que merecem destaque são os ricos em Cálcio, Ferro, Ácido Fólico, Zinco, Magnesio e vitaminas A, C, D, E”.

A nutricionista também esclarece que em alguns casos existe a necessidade de suplementar a alimentação. “Em alguns casos é necessário a suplementação, como no caso do Ácido Fólico e o Ferro, já que nesse período a quantidade recomendada é maior, sendo difícil atingi-las apenas com alimentação.” Explica.

 

Grávida de cinco meses, a professora Kassiane Giordane conta que precisou fazer mudanças em sua alimentação durante esse período. “Comecei a introduzir mais frutas nos intervalos das refeições, hábito esse que eu não tinha antes da gravidez, mas que tem me ajudado muito. Acho importante cuidar para que a gravidez seja o mais saudável possível, afinal, é um momento muito especial”.

 

A nutricionista explica que a dieta de cada gestante depende do seu estado nutricional antes da gestação, e que ter um acompanhamento nutricional durante a gravidez é fundamental. “Durante esse período ocorre um aumento metabólico, e para que ele possa ser suprido é necessário ter um acréscimo de em média 300 calorias/dia a partir do segundo trimestre da gestação. A dieta deve ser individualizada de acordo com o estado nutricional da grávida antes da gestação, conforme os fatores genéticos e estilo de vida da mãe. A busca por um nutricionista para acompanhar a gestação durante o pré-natal auxilia nos ajustes necessários que essa fase requer.” Finaliza Kenya.

 

Confira os principais nutrientes a serem consumidos em todas as fases da gestação.

 

Cálcio: Relacionados com a formação dos ossos e dentes do bebê, o cálcio é encontrado em alimento como: leite, iogurte, queijo, agrião, alface, aveia, salsa, salsão, entre outros.

Ferro: A deficiência desse mineral pode levar a anemia, parto prematuro e nascimento de crianças com baixo peso, seu consumo deve ser associado a alimentos ricos em vitamina C que auxilia na absorção. O ferro é encontrado em alimentos como: fígado de boi, carne bovina e de aves, gema de ovo de galinha, banana prata, espinafre, brócolis, couve, tofu, mariscos e ostras, leguminosas, couve, melado de cana, entre outros.

Ácido Fólico: Geralmente o ácido fólico é suplementado antes da gestação e durante o primeiro trimestre. le auxilia a formação do tubo neural da criança. O ácido fólico é encontrado em alimentos como: fígado, lentilha, tomate, cogumelo, ervilha, brócolis, espinafre cozido, feijão branco, carne bovina magra, aspargo, levedura de cerveja, laranja, repolho, entre outros.

Zinco: Tem como função regular o desenvolvimento cerebral durante a fase fetal e pós fetal, evita má formação congênita e também é um dos responsáveis pelo funcionamento do sistema imune. O Zinco é encontrado em alimentos como: carnes, ovos, leite, frutas secas, cereais integrais, nozes, peixes, aves, leguminosas, entre outros.

Magnésio: Evita a pré-eclampsia. É encontrado em alimentos como: cereais integrais, oleaginosas, folhosos verde-escuros, derivados do leite e frutos do mar.

Vitamina A: Evita a imunodeficiência. Alimentos ricos em vitamina A são: fígado, leite integral em pó, queijo, abóbora, azeite de dendê, manga, cenoura, mamão, pimentão, espinafre, couve, agrião, entre outros.

Vitamina C: Evita sangramento na gengiva e parto prematuro. É encontrado em alimentos como: acerola, goiaba, morango, manga, laranja, mamão, pimentão, bertalha, espinafre, couve, entre outros.

Vitamina D: Evita hipocalcemia neonatal, pré-eclampsia, raquitismo e baixo peso ao nascer. Embora denominada como vitamina, ela é um hormônio esteróide, que o organismo pode produzir sobre circunstâncias ideais, a exposição ao sol sem filtro solar por um determinado período de tempo é o principal mecanismo para sua produção. Porém, pode ser encontrada em alimentos como: arenque, salmão, sardinha enlatada, fígado de frango, gema de ovo.

Vitamina E: Para evitar anemia hemolítica em prematuros, atua como antioxidante e ajuda a defender as células. É encontrada em alimentos como: sementes, amêndoas, amendoim, gema de ovo, abacate, espinafre, grão de soja, óleo de germe de trigo, óleo de girassol.

 

EVITE 

 

Evite adoçantes e produtos dietéticos, porém, podem ser consumidos com moderação por gestantes obesas e diabéticas; deve-se evitar o consumo de alimentos gordurosos (frituras, pastéis); deve-se evitar alimentos ricos em açúcar (doces, balas, chocolates e refrigerantes); limitar a ingestão de sal; evitar o excesso de cafeína (para evitar abortos espontâneos); evitar jejuns prolongados, pois pode causar Cetose, prejudicando o desenvolvimento cerebral do feto; evitar fumo, bebidas alcoólicas, carnes, ovos e peixes crus.

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